Renato Matoso Brandão

Funções acadêmicas

Coordenador do Núcleo de Filosofia Antiga da PUC-Rio; editor da Revista Archai: as origens do pensamento ocidental; docente convidado do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília; membro da Cátedra UNESCO-Archai

Contatos

renatomatoso@puc-rio.com.br

Titulação

Doutor em Filosofia, PUC-Rio, 2014

Perfil

Atua na área de Filosofia Antiga, com ênfase em Metafísica, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Linguagem. Desde 2004, exerce atividades de pesquisa junto ao Núcleo de Filosofia Antiga (NUFA) da PUC-Rio. Durante seu doutoramento, colaborou com a Prof. Mary Louise Gill da Brown University em pesquisas acerca da obra de Platão, em especial o diálogo Parmênides. Exerceu pesquisas de Pós-Doutorado junto à Cátedra UNESCO-Archai da Universidade de Brasília e ao Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ. Atualmente é professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio, Docente convidado do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB e membro ativo da International Plato Society e da Metaphysical Society of America.

Links

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1388182534894415

Academia.edu: http://independent.academia.edu/RenatoMatoso

Projeto de pesquisa

Unidade e multiplicidade na ontologia dos últimos diálogos de Platão: uma nova interpretação para “um oceano de argumentos”

O pensamento e a obra dos platonistas-médios

Publicações recentes

Livros

A Ontologia de Sócrates nos Diálogos de Platão, Ed. Paulus, Coleção Cátedra (no prelo).

Capítulo de livro:

“Antecipação e continuidade na obra platônica.” in: O Belo na Antiguidade, Ed. NAU, (no prelo).

Artigos

Matoso, R. (2016). “As origens do paradigma desenvolvimentista de interpretação dos diálogos de Platão.” Archai, n.º 18, sept.-dec., p. 75-111. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/1984 -249X_18_2

http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/16686

“Os argumentos formais dos platonistas em favor da existência das ideias no PERI IDEON e na Metafísica A9 de Aristóteles.” Anais de Filosofia Clássica (online), v. 8, p. 24-47, 2014.

http://revistas.ufrj.br/index.php/FilosofiaClassica/article/view/2937/2441

“Parmenides’ Monism and Routes of Being – Texto apresentado no 65th Annual Meeting of The Metaphysical Society of America.”O que nos Faz Pensar?, v.34, p. 367-379, 2014.

http://www.metaphysicalsociety.org/2014/Papers/MSA_Renato_ParmenidesMonism.pdf

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone