Edital 2017 para início do curso em 2018.1 – Mestrado e Doutorado em Filosofia PUC-Rio

 

O Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para a seleção ao Programa de Pós-graduação em Filosofia, nos níveis de mestrado e doutorado. Para a seleção de 2017 (para início do curso em 2018.1), são oferecidas 14 vagas para o mestrado e 8 para o doutorado. As vagas são distribuídas de acordo com a disponibilidade dos orientadores, conforme indicadas no apêndice abaixo.

As inscrições serão realizadas de 04 a 29 de setembro de 2017 e serão feitas on line no site da PUC-Rio: www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos

Edital mestrado e doutorado 2017

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Ler mais

The Seven Capital Sins of Art History

Data: 23, 24 e 25 de outubro de 2017 – 16 às 19 hs

Local: Sala do Decanato do CTC

The Seven Capital Sins of Art History – arquivo .pdf

Robert Kudielka

Professor Emeritus for Aesthetics and Theory of Art at the University of the Arts, Berlin

 

 

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Ler mais

Pós-Graduação Lato-Sensu

Filosofia Contemporânea

O curso de especialização em Filosofia Contemporânea se dirige aos interessados em discutir filosoficamente temas do mundo contemporâneo, reunidos em quatro áreas: ciência, arte, política e ética (subjetividade). As reflexões filosóficas sobre tais temáticas orientam-se com base no estudo de quatro grandes correntes do pensamento contemporâneo: a Fenomenologia, a Teoria Crítica da Sociedade, a Filosofia Analítica da Linguagem e a Filosofia Francesa Contemporânea.
Mais informações

Arte e Filosofia

A especialização em Arte e Filosofia foi criada com o objetivo de promover maior diálogo entre os que estão, direta ou indiretamente, envolvidos no exercício prático de atividades artísticas e os que teorizam a arte, fazendo uso de noções da razoavelmente recente disciplina da Estética. O programa foi elaborado com vistas a diminuir a distância entre as hoje muito apartadas esferas do “fazer” e do “pensar”, na esperança de que o curso possa ser, tanto para os filósofos quanto para os artistas, um verdadeiro convite ao pensamento. Por essa razão, ao invés de percorrer sistematicamente a história das variadas correntes da Estética, optamos por um currículo de formação menos extenso, de modo a ceder maior espaço a disciplinas que tematizam questões relativas a setores distintos da arte, tais como, por exemplo, a música, a dança, o teatro, a tragédia grega, a literatura, o cinema, a televisão, e as artes visuais em geral.
Mais informações

Filosofia Antiga

O curso de especialização em Filosofia Antiga é voltado para todos aqueles que desejam uma formação mais extensa nessa área. O programa, distribuído em cinco semestres letivos, foi elaborado com a intenção de ser o mais completo possível, abordando desde os mitos gregos até a filosofia helenística. O curso, além disso, visa fazer a conexão entre os pensamentos antigo, moderno e contemporâneo. As visões de Hegel, Nietzsche e Heidegger, bem como as reflexões de comentadores como M. Foucault, T. Adorno, Hannah Arendt, W. Heisenberg, e outros, são estudadas em disciplinas exclusivas.
Mais informações

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone