Nota de falecimento

Carlos Alberto Gomes

O professor Carlos Alberto Gomes dos Santos faleceu no dia 14 de julho de 2017. Começou a lecionar no departamento de Filosofia da PUC-Rio em 1971. Muitos alunos, alguns deles professores hoje em plena atividade, beneficiaram-se das suas pacientes e democráticas aulas. Carlos Alberto obteve seu mestrado em 1978 e doutorado em 1995, concentrando a pesquisa no âmbito da Filosofia da Ciência. Notabilizou-se por intensa atividade administrativa – direção geral do departamento, coordenação de graduação e participação em comissões acadêmicas as mais diversas. Integrou por muitos anos, fora do ensino superior, o Conselho Diretor do Colégio Santo Inácio. Dedicou-se desde sempre a questões ligadas ao ensino de filosofia e à formação básica. Carlos Alberto foi um exemplo de pessoa afável, generosa e capaz de convívio com a diferença. É bastante eloquente a foto que acompanha esta nota, recuperada de um aplicativo por ele usado. Em nome do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e de todos os que guardam na memória algo de suas lições deixo aqui o meu mais sincero e profundo agradecimento.

Edgar Lyra

Professor e coordenador de graduação

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Ler mais

Edital 2017 para início do curso em 2018.1 – Mestrado e Doutorado em Filosofia PUC-Rio

 

O Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para a seleção ao Programa de Pós-graduação em Filosofia, nos níveis de mestrado e doutorado. Para a seleção de 2017 (para início do curso em 2018.1), são oferecidas 14 vagas para o mestrado e 8 para o doutorado. As vagas são distribuídas de acordo com a disponibilidade dos orientadores, conforme indicadas no apêndice abaixo.

As inscrições serão realizadas de 04 a 29 de setembro de 2017 e serão feitas on line no site da PUC-Rio: www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos

Edital mestrado e doutorado 2017

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Ler mais

Pós-Graduação

O Departamento de Filosofia da PUC-Rio desenvolve um programa de pós-graduação stricto sensu desde 1973, quando foi iniciado o curso de mestrado, credenciado em 1976. O curso de doutorado foi iniciado em 1985 e credenciado em 1992. Ambos os cursos têm sido recredenciados sem interrupção, tendo formado, até início de 2005, cerca de 260 mestres e 80 doutores, a maior parte deles já integrados nos quadros docentes de instituições de ensino superior.

Além dos cursos, que visam sobretudo a formação de pesquisadores e de professores habilitados para o magistério superior, o programa de pós-graduação mantém diversas atividades regulares, entre as quais se destacam:

1. Colóquios de Filosofia: fórum para apresentação de trabalhos de pesquisadores do Programa e sobretudo de outras instituições, do Brasil e do exterior;

2. Publicação, desde 1989, de uma revista indexada, O que nos faz Pensar, com corpo editorial internacional e classificada no Qualis como “Nacional A”;

3. Vários projetos editoriais ligados à publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Programa;

4. SAF (Semana dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia): fórum para apresentação de trabalhos dos alunos do Programa. A SAF também conta com a participação de professores convidados de outras instituições.

5. Seminários, cursos e palestras ligados ao Instituto de Lógica e Filosofia da Linguagem (ILFL).

6. Seminários, cursos e palestras ligados ao Núcleo de Estudos de Filosofia Antiga (NUFA).

7. Seminários, cursos e palestras ligados ao Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução (NEED).

Admissão

Requisitos para obtenção dos títulos de mestre e doutor

Grade Curricular

Horário das disciplinas de Pós-Graduação

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone