Luisa Severo Buarque de Holanda

Funções acadêmicas

Professora Adjunta; coordenadora do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio (IEAHu); bolsista da PUC-Rio (Bolsa de incentivo à produtividade em ensino e pesquisa); membro do GT de Filosofia Antiga da Anpof; membro do Ousia (Laboratório de Estudos de Filosofia Clássica da UFRJ); membro do Pragma (Programa de Estudos em Filosofia Clássica da UFRJ); membro do NUFA (Núcleo de Filosofia Antiga da PUC-Rio)

Doutorado

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Perfil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV – Centre Léon Robin, 2010). É professora adjunta do Departamento de Filosofia da PUC-Rio (graduação e pós-graduação stricto sensu em Filosofia) e integra os seguintes grupos de pesquisa: Ousia (Laboratório de Estudos de Filosofia Clássica da UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Santoro), Pragma (Programa de Estudos em Filosofia Clássica da UFRJ, coordenado pela Profa. Dra. Maria das Graças de Moraes Augusto) e Nufa (Núcleo de Filosofia Antiga da PUC-Rio, coordenado pela Profa. Dra. Maura Iglesias). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, especialmente na obra de Platão. Suas pesquisas mais recentes estão ligadas a) à influência dos vários gêneros discursivos e literários gregos sobre a obra platônica; b) à recepção platônica e aristotélica dos pensadores pré-socráticos; c) ao surgimento da Filosofia da Linguagem entre os pensadores gregos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0243878307545882

Projetos de pesquisa

Gêneros literários em Platão

História da Filosofia da Linguagem na Antiguidade

Práticas e teorias da poética na Grécia Antiga: de Parmênides a Aristóteles (CAPES/COFECUB, coordenação F. Santoro e R. Saetta-Cottone)

Teorias da causalidade e da ação humana na filosofia grega antiga (FAPESP, coordenação M. Zingano)

Publicações recentes

Livros

Buarque de Holanda, L.S. As armas cômicas: os interlocutores de Platão no Crátilo (Rio de Janeiro: Hexis, 2011), 105.

Artigos em periódicos

Buarque de Holanda, L.S. “Heráclito e heraclitismo no Crátilo de Platão” Revista Archai: revista de estudos sobre as origens do pensamento ocidental 15, nº 1 (2015): 135-141.

Buarque de Holanda, L.S. “A parte e o todo: atomismo no Sofista de Platão” Anais de Filosofia Clássica 15, nº 1 (2015): 23-41.

Buarque de Holanda, L.S. “Mas, cidadãos de Atenas, Platão aqui presente. Platão tragicômico” O Que Nos Faz Pensar 34, nº 2 (2014): 109-124.

Buarque de Holanda, L.S. “Filósofos perversos e inúteis: o desafio de Adimanto e a comédia aristofânica” Viso: cadernos de estética aplicada 15, nº 1 (2014): 1-12.

Capítulos de livros

Buarque de Holanda, L.S. “Medeia carioca” in: Maria de Fátima Souza e Silva; Maria das Graças de Moraes Augusto (org.). A recepção dos clássicos em Portugal e no Brasil. (Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015), 111-130.

Buarque de Holanda, L.S. “Aristophanes in the Cratylus” in: Márcia de Sá Cavalcante Schüback; Luiz Carlos Pereira (orgs.). Time and Form: essays on philosophy, logic, art and politics. (Estocolmo: Axl Books, 2014), 197-214.

Buarque de Holanda, L.S. “Noms propres philosophiques, noms propres comiques: le Cratyle et les Nuées” in: Rossella Saetta-Cottone; Emmanuelle Joüet-Pastré (orgs.). Platon et la Littérature. (Nancy: A.D.R.A.S/ Éditions De Boccard, 2016), 122-147.