Etapa do processo de seleção para a vaga de professor do quadro principal na linha de pesquisa em Filosofia Moderna

Como parte do processo de seleção para a vaga de professor do quadro principal na linha de pesquisa em Filosofia Moderna, o Departamento de Filosofia da PUC-Rio anuncia que, entre os dias 16 e 20 de agosto, ocorrerão as seguintes palestras:

Clique aqui para acessar o cronograma das palestras
As palestras (via plataforma Zoom) serão abertas ao público, que entretanto não poderá se
manifestar.

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Ler mais

Graduação

A Filosofia como disciplina se caracteriza por seu escopo ao mesmo tempo amplo e aprofundado. Ela não tem um objeto específico, podendo se voltar, por exemplo, para as ciências, a política, o meio ambiente, a história, a linguagem, a ontologia, as artes ou o conhecimento, sem que nenhuma questão fuja por princípio ao seu interesse – mesmo porque cabe a ela perguntar pelos fundamentos sobre os quais se erguem as áreas do saber. O estudo da filosofia abre-se, assim, tanto para o exame de sua própria tradição – dos autores clássicos aos contemporâneos – quanto para a contínua problematização do que a constitui como tradição. Além disso, apresenta-se como um exercício de pensamento a partir do espanto com aquilo que nos cerca, com nossa história e com nós mesmos.

O/A filósofo/a precisa desenvolver olhar aguçado, crítico, cuidadoso e abrangente para a realidade que o/a cerca. Tais características o/a tornam afeito/a às atividades de ensino e pesquisa, bem como à participação intelectual na sociedade, na academia ou em quaisquer profissões que possam se beneficiar da reflexão criteriosa e criativa sobre seus campos de atividade, sobre o mundo em geral ou sobre as relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

O/A profissional de filosofia alia o raciocínio lógico ao conhecimento histórico acurado dos grandes autores e problemas, além de um atento e permanente exercício de pensar diante de um mundo em constante transformação, que cada vez mais nos desafia com problemas éticos, políticos, culturais e estéticos inéditos, ligados à pluralidade de opiniões, aos desafios do debate público, aos novos padrões tecnológicos, à crise ambiental e a antigas e novas formas de violência. A articulação entre o estudo do passado, a observação do presente e a possibilidade de imaginar novos futuros será mais do que nunca exigida de pessoas que se propõem a assumir uma postura crítica e prudente diante da avalanche de informações com a qual se confrontarão em sua vida particular e profissional. Não se trata, portanto, de formar especialistas em jargões e conteúdos determinados, mas profissionais aptos/as a detectar problemas, a observar alternativas e a articular perspectivas variadas sobre dilemas teóricos e práticos que se impõem no mundo em que vivemos.

O curso de Graduação em Filosofia da PUC-Rio tem a duração média de quatro anos e oferece as opções de Bacharelado e Licenciatura, que correspondem a duas atividades principais: a pesquisa e o ensino. Se na Licenciatura o/a aluno/a é imediatamente habilitado/a a lecionar a disciplina no Ensino Médio, substituindo parte das disciplinas teóricas por disciplinas de caráter didático-pedagógico, no Bacharelado o/a estudante cumpre os pré-requisitos para seguir estudos de pós-graduação e para se dedicar fundamentalmente à pesquisa, aprofundando seus conhecimentos com vistas a, posteriormente, lecionar no Ensino Superior. Nos dois casos, além das disciplinas da grade curricular normal, o/a aluno/a é incentivado/a a cursar disciplinas em outros departamentos da Universidade, como meio de assimilar noções fundamentais e gerais das mais diversas áreas do conhecimento. O Departamento de Filosofia da PUC-Rio aposta em uma formação interdisciplinar como meio de coletivizar o pensamento, de pôr em perspectiva formas e métodos e de avançar um debate amplo entre as mais variadas áreas dos saberes – dentro e fora da universidade -, a fim de buscar novas formas de investigar e de atuar em nossa realidade.

 

Para mais informações sobre Bacharelado e Licenciatura, clique aqui.

Para assistir ao vídeo de apresentação da graduação em filosofia, clique aqui.

Para acessar o tutorial do ambiente virtual do curso de filosofia, clique aqui.

 

 

Compartilhar
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone