Edgar de Brito Lyra Netto

Funções acadêmicas

Coordenador de Graduação, Departamento de Filosofia, PUC-Rio; Coordenador do Sub-Projeto de Filosofia PIBID/PUC-Rio

edlyra@puc-rio.br / lyranetto@gmail.com

Titulação

Doutor em Filosofia PUC-Rio

Perfil

Edgar Lyra graduou-se em Engenharia Química pela UERJ (1981), obtendo mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fixou-se como professor do quadro principal do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde responde, desde setembro de 2013, pela coordenação do curso de graduação. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e seus efeitos ambientais. Trabalha principalmente com os autores Martin Heidegger e Hannah Arendt, em torno dos quais estão concentradas suas publicações. Exerceu entre 2014 e 2016 a coordenação do Grupo de Trabalho Heidegger, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia) onde permanece como integrante do núcleo de sustentação. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Fortemente convencido da necessidade de formação de professores de filosofia capazes de lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo do seu contexto grego de sedimentação, marcadamente da Retórica de Aristóteles, em direção aos seus ecos contemporâneos. Atua desde 2014 como colaborador no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ e participa, desde 2018, do núcleo de apoio do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. Ainda no esforço de formação docente, coordena desde agosto de 2012 o PIBID/PUC-Rio de Filosofia, tendo atuado, entre junho de 2015 e junho de 2016, como assessor do MEC na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum. Em meados de 2018 passou a atuar como parecerista ad hoc da CAPES.

Linhas de pesquisa

Filosofia Contemporânea

Filosofia e a Questão Ambiental

Projetos de pesquisa

Educação, Tecnologia e Filosofia: diálogos interdisciplinares

Grupo de estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia

O lugar da interrogação filosófica na era técnica (concluído)

Ciência, natureza, informações e saberes (concluído)

Implícitos antropológicos do debate ambiental

Publicações recentes

Artigos em periódicos:

•  Heidegger, Tecnologia e Arte: impasses contemporâneos. Revista Enunciação. , v.3, p.26 – 39, 2018.
     Home page
  • A Tecnologização da Morte – filosofia, ciência e poesia. NATUREZA HUMANA (ONLINE). , v.19, p.114 – 133, 2017.
    Home page
  • Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia. REVISTA SOFIA – VERSÃO ELETRÔNICA. , v.6, p.94 – 105, 2017.
    Home page
  • A Filosofia na Base Nacional Comum Curricular. Revista Coletiva, n.16 (2016). Publicação eletrônica da Fundaj.
    Home page
  • Heidegger au Brésil. Présentation des chercheurs, panorama des recherches. Bulletin Heideggerién, vol. 6 (2016): 28-50. O dossiê foi preparado por André Duarte (UFPR) a partir dos escritos dos autores (Edgar Lyra, p. 45-46) e a pedido do editor Christophe Perinn.
    Home page
  • Sobre a Recepção dos ‘Cadernos Negros’ de Heidegger. O que nos faz pensar, 36, n.1 (2015): 54-73.
    Home page
  • “Heidegger and the Common Destiny of the East and the West”. Jornal of Chinese Philosophy, 41, n.3-4 (2014): 426-441.

Capítulos de livro:

• Importância e Lugar da Filosofia na Era Tecnológica In: Humanidades em Questão.1 ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2018, v.1, p. 131-148.
    O livro foi publicado em 2019, por ocasião do II Colóquio de Humanidades, com data de 2018.
    Home page
  • II Semana de Filosofia no CE Visconde de Cairu: eleições para presidente de Cairópolis In: II Encontro Nacional PIBID-Filosofia: memórias e reflexões.1 ed. São Paulo: PHI, 2017, v.1, p. 45-55.
    Home page
  • Lêdo Ivo y la Muerte In: Réquiem.1 ed.Madrid: Ediciones el Gallo de Oro, 2017, v.1, p. 61-72.
    O poema de Lêdo ivo, assim como os textos e Gonçalo Ivo e Edgar Lyra foram traduzidos para o espanhol por Martin López-Vega
  • Quem Disse que Jovens não Gostam de Filosofia? In: Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio.1 ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017, v.1, p. 45-64.
    Home page
  • Nem Todos In: Relâmpago – com aquarelas e têmperas de Gonçalo Ivo.1 ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2019, v.1, p. 135-137.
  • Autonomia e Autoria – ou Paulo Freire e os Alemães. Erva Cidreira: textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios, editado por Castanheira, Maurício, João André Fernandes da Silva, Taís Silva Pereira. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2016, 217-222.
    Home page

• A Atualidade da Gestell Heideggeriana ou a Alegoria do Armazém. Heidegger: a Questão da Verdade do Ser e sua Incidência no Conjunto do seu Pensamento, editado por Mac Dowell, João SJ, Marco Antonio Casanova e Fernando Fragozo. Rio de janeiro: Via Verita, 2014, p. 138-158.
    Home page
  • Lyra, Edgar, Maria José Carneiro, Teresa da Silva Rosa e Laila Sandroni: Para quem Fala a Ciência? Limites e possibilidades da interface entre ciência e política, Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar, editado por Vieira, Ima Célia Guimarães, Peter Mann de Toledo e Roberto Araújo Oliveira Santos Junior. Belém: Museu Goeldi e Garamond Universitária, 2014, 99-122.

Outros

• A Importância da Filosofia na Formação Básica, Coluna ANPOF, nov. 2016.
    Home page
  • Entrevista para a ANPOF sobre a Base Nacional Comum Curricular, 2016.
    Home page
  • Programa Debates, da TV Futura, sobre a reforma do ensino médio,2017.
    Home page
Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Print this pageEmail this to someone