Edgar de Brito Lyra Netto

Funções acadêmicas

Professor do departamento de Filosofia PUC-Rio; Coordenador do Sub-Projeto de Filosofia PIBID/PUC-Rio

Contatos

edlyra@puc-rio.br / lyranetto@gmail.com

Titulação

Doutor em Filosofia PUC-Rio

Perfil

Edgar Lyra é graduado em Engenharia Química pela UERJ (1981), com mestrado (1999) e doutorado. (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Instalou-se como professor e pesquisador no quadro principal do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde coordenou, entre setembro de 2013 e março de 2020, o curso de graduação. Ele agora chefia o departamento. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos vinculados à atual hegemonia tecnológica e seus efeitos ambientais. Entre 2014 e 2016, coordenou o Grupo de Trabalho Heidegger da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ao qual continua filiado. Criou e liderou, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq (Agência Nacional de Financiamento à Pesquisa). Ingressou em junho de 2019 no Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio; em setembro do mesmo ano, ingressou no grupo EMAPS (Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais); em agosto de 2020 no SERG (Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica); e desde junho de 2021 representa a PUC-Rio no grupo de trabalho sobre Inteligência Artificial da SACRU (Strategic Alliance of Catholic Research Universities). Fortemente convencido da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, dedicou-se ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles até seus ecos contemporâneos. Este trabalho resultou em sua publicação mais recente, o livro “O Esquecimento de uma Arte – retórica, educação e filosofia no século 21”. Ainda, no esforço de formação de professores, atua desde 2014 como colaborador do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ. Coordenou o PIBID / PUC-Rio de Filosofia entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020. Entre junho de 2015 e junho de 2016, assessorou o MEC (Ministério da Educação) na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas do Currículo Comum Nacional Base. Atua regularmente em cursos de especialização, extensões e no assessoramento de escolas de Educação Básica.

 

Edgar Lyra graduated in Chemical Engineering from UERJ (1981), obtaining a master’s degree (1999) and a Ph.D. (2003) in Philosophy from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. He settled down as a professor and researcher in the Philosophy Department at PUC-Rio, where he coordinated the undergraduate course between September 2013 and March 2020. He now heads the department. He has experience in Contemporary Philosophy, especially in ethical, political, and pedagogical problems linked to the current technological hegemony and its environmental effects. Between 2014 and 2016, he coordinated the Heidegger Working Group of ANPOF (National Association of Graduate Studies in Philosophy), to which he remains affiliated. He created and led, since 2016, the Group of Studies and Research in Philosophy of Technology, certified by CNPq (Nacional Brasilian Agency for Research). He joined in June 2019 the Digital Humanities Laboratory at PUC-Rio; in September of the same year, he joined the EMAPS group (Ethics and Algorithmic Mediation of Social Processes); in August 2020 to SERG (The Semiotic Engineering Research Group); finally, since June 2021, he has been a member of the working group on artificial intelligence by SACRU – Strategic Alliance of Catholic Research Universities. Strongly convinced of the need to train philosophy teachers to deal with the demands of the technical age, he has dedicated himself to the study of rhetoric with political-pedagogical intentions, starting from Aristotle’s Rhetoric, towards its contemporary echoes. This work resulted in his most recent publication, the book (written in Portuguese) “The Forgetting of an Art – rhetoric, education, and philosophy in the 21st century”. Also, in the teacher training effort, he has been working since 2014 as a collaborator in the Professionalizing Master in Philosophy Teaching at CEFET-RJ. He coordinated the PIBID-Filosofia in PUC-Rio (a broad teachers training program) between August 2012 and February 2020. From June 2015 to June 2016, he advised the MEC (Brazilian Education Ministery) in preparing the first two versions of the Human Sciences document of the National Common Curricular Base. He regularly works on specialization courses, extensions, and advising Basic Education schools.

Linhas de pesquisa

Filosofia Contemporânea

Filosofia e a Questão Ambiental

Projetos de pesquisa

Educação, Tecnologia e Filosofia: diálogos interdisciplinares

Grupo de estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia

O lugar da interrogação filosófica na era técnica (concluído)

Ciência, natureza, informações e saberes (concluído)

Implícitos antropológicos do debate ambiental

Links

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763800D5

Publicações recentes

Artigos em periódicos:

  • A pandemia Covid e o esquecimento da respiração. Uma aproximação hermenêutico-fenomenológica. Studia Heideggeriana, v. XI, p. 39-51, 2022.

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  • Covid Pandemic in Brazil and in the World: an approach through breathing. Keanean Journal of Arts. , v.VII, p.313 – 315, 2020.

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  • Notas sobre Formação de Professores e Ensino de Filosofia no Brasil. O QUE NOS FAZ PENSAR (PUCRJ). , v.28, p.320 – 351, 2019

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  •  Heidegger, Tecnologia e Arte: impasses contemporâneos. Revista Enunciação. , v.3, p.26 – 39, 2018.

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  • A Tecnologização da Morte – filosofia, ciência e poesia. NATUREZA HUMANA (ONLINE). , v.19, p.114 – 133, 2017.

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  • Contribuições da Retórica para o Ensino de Filosofia. REVISTA SOFIA – VERSÃO ELETRÔNICA. , v.6, p.94 – 105, 2017.

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  • A Filosofia na Base Nacional Comum Curricular. Revista Coletiva, n.16 (2016). Publicação eletrônica da Fundaj.

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  • Heidegger au Brésil. Présentation des chercheurs, panorama des recherches. Bulletin Heideggerién, vol. 6 (2016): 28-50. O dossiê foi preparado por André Duarte (UFPR) a partir dos escritos dos autores (Edgar Lyra, p. 45-46) e a pedido do editor Christophe Perinn.

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  • Sobre a Recepção dos ‘Cadernos Negros’ de Heidegger. O que nos faz pensar, 36, n.1 (2015): 54-73.

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  • “Heidegger and the Common Destiny of the East and the West”. Jornal of Chinese Philosophy, 41, n.3-4 (2014): 426-441.

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Livro:

  • O Esquecimento de uma Arte: retórica, educação e filosofia no século 21. São Paulo: Almedina, 2021, v.1. p.222.

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Capítulos de livro:

  • Nem Todos In: Relâmpago – com aquarelas e têmperas de Gonçalo Ivo.1 ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2019, v.1, p. 135-137.
  • Importância e Lugar da Filosofia na Era Tecnológica In: Humanidades em Questão.1 ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2018, v.1, p. 131-148.
    O livro foi publicado em 2019, por ocasião do II Colóquio de Humanidades, com data de 2018.

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  • II Semana de Filosofia no CE Visconde de Cairu: eleições para presidente de Cairópolis In: II Encontro Nacional PIBID-Filosofia: memórias e reflexões.1 ed. São Paulo: PHI, 2017, v.1, p. 45-55.

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  • Lêdo Ivo y la Muerte In: Réquiem.1 ed.Madrid: Ediciones el Gallo de Oro, 2017, v.1, p. 61-72.
    O poema de Lêdo ivo, assim como os textos e Gonçalo Ivo e Edgar Lyra foram traduzidos para o espanhol por Martin López-Vega
  • Quem Disse que Jovens não Gostam de Filosofia? In: Experiências na Formação de Professores: cinco anos do PIBID/PUC-Rio.1 ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017, v.1, p. 45-64.

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  • Nem Todos In: Relâmpago – com aquarelas e têmperas de Gonçalo Ivo.1 ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2019, v.1, p. 135-137.
  • Autonomia e Autoria – ou Paulo Freire e os Alemães. Erva Cidreira: textos sobre produção do conhecimento, produção de material didático e outros ensaios, editado por Castanheira, Maurício, João André Fernandes da Silva, Taís Silva Pereira. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2016, 217-222.
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  • A Atualidade da Gestell Heideggeriana ou a Alegoria do Armazém. Heidegger: a Questão da Verdade do Ser e sua Incidência no Conjunto do seu Pensamento, editado por Mac Dowell, João SJ, Marco Antonio Casanova e Fernando Fragozo. Rio de janeiro: Via Verita, 2014, p. 138-158.

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  • Lyra, Edgar, Maria José Carneiro, Teresa da Silva Rosa e Laila Sandroni: Para quem Fala a Ciência? Limites e possibilidades da interface entre ciência e política, Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar, editado por Vieira, Ima Célia Guimarães, Peter Mann de Toledo e Roberto Araújo Oliveira Santos Junior. Belém: Museu Goeldi e Garamond Universitária, 2014, 99-122.

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Outros

  • O que é a Filosofia da Tecnologia, 2021, entrevista ao canal Filosofia Acadêmica, com Elan Marinho

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  • Filosofia da Tecnologia, 2020.  Conferência no IEF – Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra

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  • Retórica e Interdiciplinariadade, 2020. Conferência no IEF – Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra

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  • A Importância da Filosofia e da Universidade, 2020, entrevista ao canal Quintas Cast, com Jorge Quintas

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  • A Sociedade Pós-pandemia: uma perspectiva filosófica, 2020, entrevista para o canal do Colégio Leonel Azevedo, com Raquel Valentim

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  • Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social, 2020, entrevista ao canal da SEAF

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  • Pandemia, educação e favelas, 2020. Mesa redonda no Programa ‘E Agora?’, do Projeto Comunicar, da PUC-Rio

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  • Inovação na BNCC, 2019. Entrevista ao programa #Educa, da TV Multi Rio                                                                                                                             

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  • Entrevista com o prof. Edgar Lyra sobre a Filosofia e a BNCC, 2019. Entrevista para o canal da ANPOF.

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  • A Importância da Filosofia na Formação Básica, Coluna ANPOF, nov. 2016.

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  • Entrevista para a ANPOF sobre a Base Nacional Comum Curricular, 2016.

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  • Programa Debates, da TV Futura, sobre a reforma do ensino médio,2017.

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