Edgar de Brito Lyra Netto

Funções acadêmicas

Coordenador de Graduação, Departamento de Filosofia, PUC-Rio; Coordenador do Sub-Projeto de Filosofia PIBID/PUC-Rio

edlyra@puc-rio.br / lyranetto@gmail.com

Titulação

Doutor em Filosofia PUC-Rio

Perfil

Edgar Lyra possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fixou-se como professor do quadro principal do departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde responde, desde setembro de 2013, pela coordenação do curso de graduação (licenciatura e bacharelado), bem como, desde agosto de 2012, pelo subprojeto PIBID-CAPES. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica e seus efeitos ambientais. Trabalha principalmente com os autores Martin Heidegger e Hannah Arendt, em torno dos quais estão concentradas suas publicações. Tem se dedicado, mais recentemente, ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo do seu contexto grego de sedimentação, marcadamente da Retórica de Aristóteles, em direção aos seus ecos contemporâneos. Exerceu entre 2014 e 2016 a coordenação do Grupo de Trabalho Heidegger, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Desde 2014 atua como colaborador no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Filosofia do CEFET-RJ. Atuou entre junho de 2015 e junho de 2016 como assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum.

Linhas de pesquisa

Filosofia Contemporânea

Filosofia e a Questão Ambiental

Projetos de pesquisa