COORDENAÇÃO
PEDRO DUARTE

ORGANIZAÇÃO
LUIZ CAMILLO OSORIO
MARCELA OLIVEIRA
PATRICK PESSOA
PEDRO DUARTE
VLADIMIR VIEIRA

DOWNLOADS
CARTAZ (ALTA) · CARTAZ (BAIXA) · PROGRAMAÇÃO (PDF)
SESSÃO PRINCIPAL
22.05
TER
 
Os anos 1960 e a cultura brasileira
14h

A alegoria tropicalista do absurdo
Pedro Duarte (PUC-Rio)
Ricardo Fabbrini (USP), Rosa Gabriella (UFBA)
16h

A memória do que não passou
Pedro Hussak (UFRRJ)
Mariana Lage (UFPA), Verlaine Freitas (UFMG)
18h

Exibição do filme No intenso agora
Com o diretor João Moreira Salles

ATENÇÃO:
Serão distribuídas senhas a partir de 30 minutos antes do início da sessão

20h

Debate sobre No intenso agora
Imaculada Kangussu (UFOP), Luiz Camillo Osório (PUC-Rio), Patrick Pessoa (UFF)
23.05
QUA
 
A estética alemã e suas aplicações
14h

A contribuição de Herder para a estética
Marco Aurélio Werle (USP)
Giorgia Cecchinato (UFMG), Pedro Galé (USP)
16h

A poesia filosófica de Hölderlin entre o antigo e o moderno
Ulisses Vaccari (UFSC)
Virgínia Figueiredo (UFMG), Vladimir Vieira (UFF)
18h

A aplicabilidade da estética benjaminiana no Brasil
Carla Damião (UFG)
Bruno Guimarães (UFOP), Ernani Chaves (UFPA)
24.05
QUI
 
Arte e crítica de arte
10h

Ficção como fruto da falta de fundamento: a fenomenologia especulativa de Vilém Flusser
Rachel Costa (UEMG)
Fernando Barros (UFC), Walter Menon (UFPR)
14h

Samuel Beckett e o minimalismo
Luciano Gatti (UNIFESP)
Marcela Oliveira (PUC-Rio), Ricardo Barbosa (UERJ)
16h

Por que narrativas de ficção no mundo da sociabilidade eletrônica?
Bernardo Barros Oliveira (UFF)
Cíntia Vieira (UFOP), Pedro Süssekind (UFF)
18h

Intersecções entre arte e tecnologia na pós-história: uma aproximação entre Vilém Flusser e Donna Haraway
Débora Pazetto (CEFET/MG)
Miguel Gally (UnB), Rodrigo Duarte (UFMG)
SESSÕES DISCENTES
22.05
TER
 
Mesa 1
10h

A apresentação benjaminiana do demoníaco na tragédia grega
Daniel Alves Gilly (Doutorado/UNIFESP)
10h10

A solidão como sucedâneo do Caos em Francis Bacon e Nietzsche
Micael Rosa Silva (Doutorado/PUC-Rio)
10h20

Por uma filosofia demoníaca: Eros, criação artística e limite na arte contemporânea
Juliana de Moraes Monteiro (Doutorado/PUC-Rio)
10h30

Debate
22.05
TER
 
Mesa 2
11h

Crítica e ética no jovem Lukács: contornos e limites da subjetividade em Teoria do romance
Bruno Moretti Falcão Mendes (Doutorado/UNIFESP)
11h10

“Tudo é sensível”: a redescoberta da analogia pela poesia romântica segundo Octávio paz
Bruno Jalles (Mestrado/UFF)
11h20

Adorno em O inconsciente político de Fredric Jameson
Henrique Cunha Viana (Mestrado/UFOP)
11h30

Debate
22.05
TER
 
Mesa 3
12h

Os limites da narrativa
Leonardo Canuto de Barros (Doutorado/USP)
12h10

(Re)escritas do corpo
Larissa Primo (Mestrado/PUC-Rio)
12h20

O ensaio é uma forma mesmo quando ele é um poema?
Jessica Di Chiara (Mestrado/UFF)
12h30

Debate
23.05
QUA
 
Mesa 1
10h

Apontamentos sobre a ideia de clássico em Goethe e Schiller
André Alves de Carvalho (Mestrado/USP)
10h10

O sublime e a educação em Schiller
Felipe Tuller (Mestrado/UFF)
10h20

Além de nuvens e montes: a paisagem de Goethe antes da Itália
Esdras Arraes(Pós-doutorado/USP)
10h30

Debate
23.05
QUA
 
Mesa 2
11h

Nos limites da linguagem: os ideais simbólico e alegórico da música no Romantismo alemão
Jorge Serpa Mendes (Mestrado/PUC-Rio)
11h10

Dois cadernos: uma pré-musicologia na estética de Hegel
Reginaldo Rodrigues Raposo (Mestrado/USP)
11h20

A imagem e a palavra: a representação poética em Hegel e Manet
Guilherme Ferreira (Doutorado/UFMG)
11h30

Debate
23.05
QUA
 
Mesa 3
12h

A arte no fim da filosofia: sentidos da estética no pensamento do jovem Schelling
Pedro Franceschini (Doutorado/USP)
12h10

Arte e referencial arquitetônico em Adorno
Fernanda Proença (Mestrado/UFOP)
12h20

A obra de arte na era de sua reprodutibilidade virtual
Lucyane de Moraes (Doutorado/UFMG)
12h30

Debate