COORDENAÇÃO
PEDRO DUARTE
ORGANIZAÇÃO
LUIZ CAMILLO OSORIO
MARCELA OLIVEIRA
PATRICK PESSOA
PEDRO DUARTE
VLADIMIR VIEIRA
SESSÃO PRINCIPAL
Os anos 1960 e a cultura brasileira
A alegoria tropicalista do absurdo
Ricardo Fabbrini (USP), Rosa Gabriella (UFBA)
A memória do que não passou
Mariana Lage (UFPA), Verlaine Freitas (UFMG)
Exibição do filme No intenso agora
Com o diretor João Moreira Salles
ATENÇÃO:
Serão distribuídas senhas a partir de 30 minutos antes do início da sessão
Debate sobre No intenso agora
Imaculada Kangussu (UFOP), Luiz Camillo Osório (PUC-Rio), Patrick Pessoa (UFF)
A estética alemã e suas aplicações
A contribuição de Herder para a estética
Marco Aurélio Werle (USP)
Giorgia Cecchinato (UFMG), Pedro Galé (USP)
A poesia filosófica de Hölderlin entre o antigo e o moderno
Virgínia Figueiredo (UFMG), Vladimir Vieira (UFF)
A aplicabilidade da estética benjaminiana no Brasil
Bruno Guimarães (UFOP), Ernani Chaves (UFPA)
Ficção como fruto da falta de fundamento: a fenomenologia especulativa de Vilém Flusser
Fernando Barros (UFC), Walter Menon (UFPR)
Samuel Beckett e o minimalismo
Marcela Oliveira (PUC-Rio), Ricardo Barbosa (UERJ)
Por que narrativas de ficção no mundo da sociabilidade eletrônica?
Bernardo Barros Oliveira (UFF)
Cíntia Vieira (UFOP), Pedro Süssekind (UFF)
Intersecções entre arte e tecnologia na pós-história: uma aproximação entre Vilém Flusser e Donna Haraway
Débora Pazetto (CEFET/MG)
Miguel Gally (UnB), Rodrigo Duarte (UFMG)
SESSÕES DISCENTES
A apresentação benjaminiana do demoníaco na tragédia grega
Daniel Alves Gilly (Doutorado/UNIFESP)
A solidão como sucedâneo do Caos em Francis Bacon e Nietzsche
Micael Rosa Silva (Doutorado/PUC-Rio)
Por uma filosofia demoníaca: Eros, criação artística e limite na arte contemporânea
Juliana de Moraes Monteiro (Doutorado/PUC-Rio)
Crítica e ética no jovem Lukács: contornos e limites da subjetividade em Teoria do romance
Bruno Moretti Falcão Mendes (Doutorado/UNIFESP)
“Tudo é sensível”: a redescoberta da analogia pela poesia romântica segundo Octávio paz
Bruno Jalles (Mestrado/UFF)
Adorno em O inconsciente político de Fredric Jameson
Henrique Cunha Viana (Mestrado/UFOP)
Os limites da narrativa
Leonardo Canuto de Barros (Doutorado/USP)
(Re)escritas do corpo
Larissa Primo (Mestrado/PUC-Rio)
O ensaio é uma forma mesmo quando ele é um poema?
Jessica Di Chiara (Mestrado/UFF)
Apontamentos sobre a ideia de clássico em Goethe e Schiller
André Alves de Carvalho (Mestrado/USP)
O sublime e a educação em Schiller
Felipe Tuller (Mestrado/UFF)
Além de nuvens e montes: a paisagem de Goethe antes da Itália
Esdras Arraes(Pós-doutorado/USP)
Nos limites da linguagem: os ideais simbólico e alegórico da música no Romantismo alemão
Jorge Serpa Mendes (Mestrado/PUC-Rio)
Dois cadernos: uma pré-musicologia na estética de Hegel
Reginaldo Rodrigues Raposo (Mestrado/USP)
A imagem e a palavra: a representação poética em Hegel e Manet
Guilherme Ferreira (Doutorado/UFMG)
A arte no fim da filosofia: sentidos da estética no pensamento do jovem Schelling
Pedro Franceschini (Doutorado/USP)
Arte e referencial arquitetônico em Adorno
Fernanda Proença (Mestrado/UFOP)
A obra de arte na era de sua reprodutibilidade virtual
Lucyane de Moraes (Doutorado/UFMG)