“A Terra e nós”: pesquisa sobre o Antropoceno conduzida pela PUC-Rio é contemplada com recursos do CNPq

WhatsApp Image 2022-04-14 at 19.01.58

Estamos em meio a uma crise ecológica sem precedentes. O aquecimento global, os eventos climáticos extremos, as extinções e a perspectiva de novas pandemias representam sérias ameaças aos atuais modos de vida do planeta. Diante de tantos desafios, a comunidade acadêmica tem sido chamada para construir possibilidades de enfrentamento dessa crise que é a marca mais visível do Antropoceno – nova época geológica desencadeada pelo impacto da civilização industrial nas dinâmicas da Terra.

É em resposta a essa convocação que um grupo de pesquisadores brasileiros propôs o projeto “A Terra e nós: educação, pesquisa e cidadania no Antropoceno”, recém-contemplado na Chamada Universal do CNPq nº 18, lançada em 2021, e que tem a PUC-Rio como instituição executora. Liderado pela professora Alyne Costa, do Departamento de Filosofia, e contando atualmente com mais 16 pesquisadores entre a PUC-Rio e mais oito instituições de ensino e pesquisa, o projeto irá formar uma comunidade de pesquisa internacional e interdisciplinar para experimentar práticas educacionais que nos deixem melhor preparados para viver neste planeta em rápida transformação. A rede promoverá também atividades de engajamento social visando levar a discussão para além do círculo universitário e, com isso, colaborar para a construção de respostas mais justas e plurais ao problema.

As atividades do projeto, que terá duração de três anos, serão organizadas em torno de três eixos temáticos estruturantes: Educação, Pesquisa e Cidadania. Entre as ações já previstas, estão a realização de seminários abertos à comunidade e a promoção de dois eventos, um de abrangência nacional e outro internacional. A programação dos eventos será definida ao longo dos seminários e contará com palestras, exposições e oficinas, todas iniciativas tendo em vista a união da teoria e da prática nas ações contra as mudanças climáticas e por uma sociedade mais justa. O projeto prevê também a produção de um livro reunindo os aprendizados do percurso, para facilitar a disseminação dos resultados. Além dos recursos para a execução das atividades, o projeto foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica, a ser oferecida a uma/um estudante de graduação da PUC-Rio. Interessadas/os na bolsa podem se inscrever aqui .

Tanto os seminários quanto os eventos serão atividades vinculadas ao Anthropocene Curriculum , iniciativa que hoje é referência internacional no campo da educação e da pesquisa ligadas ao Antropoceno. O Anthropocene Curriculum é um projeto da Casa da Cultura do Mundo (HKW) e do Instituto Max Planck para a História da Ciência (MPIWG), instituições alemãs que são parceiras da Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH) , uma das instituições líder do projeto. Além da PUC-Rio e da APPH, as outras instituições participantes até o momento são UFRJ, UFRGS, UFSM, UnB, UEM, PUCRS e ULBRA.

Pela PUC-Rio, também integram o projeto a professora Déborah Danowski e o professor Rodrigo Nunes, do Departamento de Filosofia, e Felipe Sussekind, professor do Departamento de Ciências Sociais. A PUC-Rio foi a primeira universidade no Brasil a criar uma linha de pesquisa sobre Filosofia e a Questão Ambiental, em 2011, liderada por Danowski. Além disso, nos últimos anos, a universidade vem promovendo diversas outras iniciativas voltadas aos problemas ecológicos e às necessidades de educação e de cidadania por eles impostas.

Foto: Yvette Smith/NASA