NUPEM PUC-Rio – “A função sistemática da arte em Schelling’ e sua relação com a autoconsciência” do prof. Francisco Gaspar

NUPEM PUC-Rio – Núcleo de Pensamento Moderno convida à palestra do prof. Francisco Gaspar (UFSCar) sobre ‘A função sistemática da arte em Schelling’ e sua relação com a autoconsciência.

Segunda, 24 de outubro de 2022 às 10h no Zoom do Nupem:

ID 984 8623 5049
Senha 169904

A palestra discutirá a função sistemática da arte na história da autoconsciência em Schelling, ou seja, a necessidade da obra de arte no processo de tomada de consciência de si do próprio saber.

Francisco Gaspar é professor adjunto no Departamento de Filosofia da UFSCar e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da mesma universidade. Coordenador local na UFSCar pelo convênio internacional FILORED e coordenador do GT-Fichte da ANPOF. Fez doutorado-sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München entre 2012-2014 e publicou, em 2019, A distância do olhar – Síntese e liberdade na doutrina da ciência de Fichte (São Paulo: Edições Loyola). Seu campo de pesquisa é a filosofia clássica alemã, particularmente Kant, Maimon, Fichte, Jacobi e Schelling, incluindo recentemente a obra de Nietzsche.