DEFESA Doutorado – Debora Gill Fernandes

Local: L1156

Tese: Re-pensar o humano a partir de Heidegger e Derrida

COMUNICAÇÃO DE DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Observados os dispositivos do art. 6º da DELIBERAÇÃO 001/76, será defendida no dia 17/04/2017 às 10:00 horas, na sala L1156, a TESE DE DOUTORADO intitulada “Re-pensar o humano a partir de Heidegger e Derrida” da aluna DEBORA GILL FERNANDES candidata ao grau de Doutor em Filosofia.

A Comissão Julgadora constituída pela DESIGNAÇÃO Nº 9273/02/2017 é formada pelos seguintes professores:

Nome Titulação Afiliação Obs.
1 Paulo Cesar Duque Estrada Doutor / BC PUC-Rio Orientador e Presidente
2 João Batista de Macedo Freire Filho Doutor / PUC-Rio UFRJ
3 Roberto Novaes de Sá Doutor / UFRJ UFF
4 Alessandro de Magalhães Gemino Mestre / UFRJ UERJ
5 Alexandre Marques Cabral Doutor / UERJ UERJ
6 Danilo Marcondes de Souza Filho Doutor / University Of St Andrews PUC-Rio Suplente
7 Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida Doutor / PUC-Rio PUC-Rio Suplente
8 Fernando José Gastal de Castro Doutor / UFSC Instituto de Psicologia Suplente

RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo re-pensar o humano por meio da leitura de dois grandes pensadores, tendo em vista a existência do Dasein humano em Martin Heidegger e do rastro em Jacques Derrida. Re-pensar o humano se torna fundamental, na medida em que ele foi e é tomado como algo determinado ou determinável, como uma unidade que pode ser encontrada em sua essência e definida a partir de características específicas. Estes modo de pensar e tomar o dito humano aparecem  em diversos discursos sejam eles filosóficos, psicológicos ou do senso comum. O que resulta daí é uma relação com este suposto humano a partir de determinações pré-definidas, muitas vezes coisificadas, enclausuradas, tomadas como óbvias e, dessa forma, inquestionadas. Martin Heidegger foi um pensador de grande importância para re-pensar o humano, destruindo as bases que sustentavam as determinações deste e abrindo espaço para compreender outro modo de se relacionar com ele. A destruição metafísica do suposto humano aparece em uma de suas obras capitais Ser e tempo (1927) a partir da analítica existencial do Dasein. Analítica esta fundamental para pensarmos o modo como Heidegger passa a re-pensar o humano e o lugar deste Dasein humano no início de seu pensamento. Em seguida, este Dasein humano será apresentado em obras mais tardias, onde Heidegger aborda o tema do humanismo de modo mais direto e apresenta a relação deste re-pensar junto à psicoterapia em seminários de Zollikon. Posteriormente a partir de uma desconstrução derridiana tentaremos abordar os limites desta destruição heideggeriana do humano, apontando alguns elementos de suma importância no pensamento de Jacques Derrida para que possamos alargar estes limites, re-marcando-os e transbordando-os. As obras utilizadas nesta passagem da pesquisa serão textos em que Derrida dialoga mais diretamente com Heidegger e aponta e acena para estas marcas e suas re-marcas. Por fim, será apresentado o re-pensar e o re-marcar o humano a partir de leituras derridianas em que o autor tangencia e responde às demandas e chamados de um “quem”, um quem humano, um quem, talvez, derridiano. Tais remarcas terão como objetivo acenar para um re-pensar o humano a partir do rastro (Trace), fazendo tremer as suposta relações em jogo deste humano na filosofia, nas ciências humanas, na experiência diária e na psicoterapia.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa

Prof. Ludovic Soutif