Data: 27/09/2018 às 10h
Local: L1156
Área de concentração: Filosofia
Orientador: Pedro Duarte de Andrade
Resumo: Esta tese aborda o território de uma “arte épica” na filosofia de Walter Benjamin e no teatro de Bertolt Brecht. O épico é tomado aqui em um contexto de politização da arte do século XX, que atingiria uma de suas expressões mais significativas e experimentais no teatro de Brecht. Benjamin figura não só como um importante leitor de Brecht, mas como um pensador do épico. Suas leituras da década de 1930 sobre uma arte política e sobre o narrador terão um papel importante. O narrador é pensado como narrador de situações políticas, e em conexão com um teatro que, como apontou Brecht, adquire novas possibilidades de “narrar”. A tese aborda também algumas concepções do épico do encenador Erwin Piscator, criador de um teatro “proletário”, repleto de novos elementos técnicos e políticos, e do escritor e crítico Alfred Döblin, autor de ensaios sobre o que seria uma “obra épica” ou uma teoria do épico.