A linha de pesquisa Filosofia e a Questão Ambiental, do departamento de Filosofia da PUC-Rio, recebe a filósofa e dançarina Marie Bardet (UNSAM – Universidad Nacional de San Martín, Argentina) e o artista e professor David Gutiérrez (UNAM – Universidad Nacional Autónoma de México), ambos também pesquisadores, para o laboratório “Cultivando gestos com gestos de cultivo: manifestar relações”, uma provocação orientada pela ecossomática.
Por meio da experimentação artística a dupla investiga o que acontece nos corpos quando ligados às práticas agroecológicas, bem como o que pode ser traçado a partir delas, até os modos de articulação dos humanos e mais-que-humanos em seus contextos. O laboratório toma a ecossomática como um ponto de partida que leva em conta as relações constitutivas entre plantas, animais, minerais, bactérias, energias e afetos em territórios de sobrevivência. Ela entende que tornar-se um corpo só é possível em relações recíprocas com ambientes singulares. Daremos atenção especial ao que pode ser extraído deles. Traçaremos a densidade semântica e emocional de pensar no pomar e na horta como verbos.
Marie Bardet faz filosofia e dança. Nasceu em um vilarejo na França e hoje vive em Buenos Aires. Doutora em Filosofia e Ciências Sociais [Paris 8 e UBA]. É professora e pesquisadora na Escola IDAES da UNSAM e dirige o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na EAyP-UNSAM. Acompanha processos de pesquisa criativa, ministra oficinas independentes, desenvolve conferências de palco e escreve. Seu trabalho e pensamento cruzam as fronteiras entre teoria e prática e se baseiam na improvisação, nas práticas somáticas, na filosofia contemporânea e nas práticas de pensamento feminista e cuir. Tensiona problemas que atravessam os corpos e a política, configurando espaços comuns de multiplicidade artística e pensamento situado.
David Gutiérrez Castañeda é professor e pesquisador da ENES Morelia, UNAM. Trabalha a partir de perspectivas performativas e queer em arte contemporânea, gênero e ecologia política. Sociólogo pela Universidad Nacional de Colombia, mestre e doutor em História da Arte pela UNAM, onde implementa o Seminário de Estudos de Performance e Artes Vivas (SepaVivas) e o programa de residências artísticas. Propõe seminários abertos a processos de experimentação performativa, artes processuais, materialidades vivas e discussões sobre gênero. Realiza também o projeto Entre Campo e Campo: Operaciones, Prácticas y Gestos Pedagógicos entre Agrosilviculturas y Artes (Papime PE404223).
Dia 25/10 às 14h
Anfiteatro Junito Brandão (ou I005 do IAG em caso de chuva!)
PUC-Rio: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – Rio de Janeiro
Organização: Cecilia Cavalieri (PUC-Rio / CNPq)