Congresso Internacional Tomar os Desejos por Realidade: 50 Anos d’O Anti-Édipo

de 03 a 05 de outubro de 2022
Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ
Av. Rui Barbosa, 762 – Rio de Janeiro

O ano de 2022 marca os 50 anos da publicação de O Anti-Édipo, primeiro volume de Capitalismo e esquizofrenia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Desde então, a influência do livro estendeu-se pelas mais diversas áreas, da filosofia à teoria literária, passando pela antropologia, a teoria política, as ciências sociais, a psicologia e a psicanálise. Além disso, O Anti-Édipo inspirou ativistas políticos, clínicos e militantes de lutas como a antimanicomial e a pela diversidade sexual.
 ㅤ

Ao mesmo tempo, o livro é em grande medida uma obra de seu tempo, escrita na esteira de maio de 1968 e em meio a uma explosão de movimentos sociais e reivindicações dos mais variados tipos. Com efeito, ele parece encarnar seu momento histórico a tal ponto que uma de suas teses centrais – de que o real é produzido por máquinas desejantes – parece elaborar um conhecido slogan do 1968 francês: “Prenez vos désirs pour des réalités” (“tome seus desejos por realidade”). O que este evento pretende explorar é tanto o sentido de teses como esta quanto a atualidade das consequências práticas e políticas que seguem delas. Em que medida um “realismo de desejo” não põe em questão nossa relação com o real e, por extensão, a própria filosofia? Que implicações práticas podemos extrair de conceber o mundo e nossa atividade de criação conceitual nestes termos? Até que ponto o projeto de libertar o desejo da repressão social e da pacificação psicanalítica pode ser considerado realizado, fracassado ou ultrapassado pelas transformações por que o mundo passou nas últimas décadas? As apostas teóricas e políticas de Deleuze e Guattari em 1972 permanecem integralmente válidas – ou é preciso repensá-las à luz de uma realidade social profundamente mudada e a própria experiência histórica de seus limites?

2ª Feira, 03/10:

14h15: Boas-vindas e Abertura

14h30: Eduardo Viveiros de Castro (Museu Nacional/ UFRJ), “A Máquina Territorial Primitiva”

15h10: John Protevi (Louisiana State University), “O Espaço da Quilombagem”

16h20: Coffee Break

16h40: Cíntia Vieira da Silva (UFOP), “As Máquinas Desejantes e o Sexo das Plantas”

17h20: Anne Sauvagnargues (Paris X – Nanterre), (título a ser confirmado)

18h: Debate

18h30: Intervalo

18h40: Conversa com Suely Rolnik (PUC-SP): “Como Anda Hoje o Exercício Anti-Edipiano no Combate ao Neoliberalismo e ao Fascismo?

3ª Feira, 04/10:

14h30: Daniela Voss (Hildesheim), “O Espinozismo de Deleuze e Guattari”

15h10: Ulysses Pinheiro (UFRJ), “Derrida n’O Anti-Édipo e a Arquiterritorialização Colonial”

15h50: Debate

16h20: Lançamento do livro A economia contra ela mesma: Por uma arte anticapitalista do acontecimento, de Brian Massumi (ed. n-1) e coffee break

17h: J-P Caron (UFRJ), “Plano de Construção e Plano de SituaçãoCapitalismo e Esquizofrenia e a crítica de Paulo Arantes à ‘Ideologia Francesa’

17h40: Cristina Póstleman (Universidad Nacional San Juan), “Leituras em Negro d’O Anti– Édipo”

18h20: Larissa Drigo (USP), “Édipo na Periferia”

19h: Debate

4ª Feira, 05/10:

14h30: Andrew Goffey (Nottingham), “Coletivos, Máquinas, Creatividade Institucional”

15h10: Rodrigo Nunes (PUC-Rio), “Organizar o Desejo: Que
Política Depois d’O Anti-Édipo?”

16h20: Coffee Break

16h40: Paulo Henrique Flores (COLUNI/UFF), “A Lógica do Processo de Produção: O Anti-Édipo e a Luta pela Reconstituição duma Posição Materialista em Filosofia”

17h20: Rodrigo Gueron (UERJ), “A Morte Não É uma Mercadoria Qualquer: o Fascismo como a Economia-Política da Violência e da Morte”

18h: Brian Massumi (Montreal), “Uma Introdução à Vida Não-Fascista, ou: a Personalidade do Poder Revisitada”

18h40: Debate

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio (PPGFIL/PUC-Rio); Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da UFRJ (PPGLM/UFRJ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UERJ (PPGFIL/UERJ), o Grupo de Pesquisa Materialismos (CNPq) e o Projeto Capes PrInt “Política e Pensadores em Rede”. Ele conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Programa de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes-PrInt).

Clique aqui para mais informações!!!