O Departamento de Filosofia da PUC-Rio convida para o seminário “Hannah Arendt, 50 anos depois“, organizado pelo professor Pedro Duarte (PUC-Rio) e o pós-doutorando em Filosofia Roan Costa, que será realizado no dia 25/09, às 10h30. O local de realização será no 5º andar do prédio Frings, PPGD: Sala de Estudos (manhã), e na Sala Sergio Bermudes (tarde).
Resumo: Com o propósito de debater o legado do pensamento de Hannah Arendt, no ano em que se completam cinquenta anos de seu falecimento, buscamos nos reunir em torno da compreensão viva da experiência política e dos acontecimentos do presente, animados por esses gestos fundamentais de seu pensamento. Como Arendt fez em seu tempo, buscamos refletir sobre o seu apelo radical à compreensão, de modo a enfrentar as próprias dificuldades que surgem ao encararmos as crises e rupturas que nos ameaçam no século XXI: a crise da democracia e do constitucionalismo, a crise econômica, a crise ecológica, entre outras. Assim, sem perder de vista a emergência do novo que se manifesta na ação e nos acontecimentos, enxergamos no pensamento arendtiano um manancial incontornável para o exercício de nossa imaginação política, sobretudo diante da mercantilização massiva da “mentira organizada” em escala planetária, das novas guerras de conquista e extermínio e da ascensão de governos autoritários que revelam a ainda terrível atualidade das “soluções totalitárias”.
Convidados: Adriano Correia, André Duarte, Beatriz Andreiuolo, Bethânia Assy, Eduardo Jardim, Edgar Lyra, Luiz Camillo Osorio e Rodrigo Ribeiro Alves Neto.
Organizadores: Pedro Duarte e Roan Costa Cordeiro.