Seminário LEME – O progresso cognitivo de Mary

Esta sexta-feira dia 25/04 às 15h no PPGLM, contamos com uma apresentação de Roberto Horácio:

O progresso cognitivo de Mary

Roberto Horácio (UFRJ)

 

Resumo: Após sua liberação, Mary adquire novos conhecimentos que se alinham com o materialismo do tipo B e o dualismo de propriedades, mesmo já possuindo conhecimento de todos os fatos e verdades relacionados à cor e à visão de cores durante seu período de confinamento. Argumento que esse “progresso cognitivo” só pode ser explicado pela aquisição de uma nova representação não-conceitual da cor vermelha após sua liberação. Independentemente de quaisquer conceitos, essa aquisição já a habilita a discriminar uma variedade de tons de cores em seu ambiente. Contudo, a simples existência de representações não-conceituais, por si só, não é suficiente para especificar o tipo de conhecimento adquirido por Mary. Duas condições adicionais devem ser acrescentadas. Primeiro, a aquisição dessas representações não-conceituais deve enriquecer o conceito físico pré-existente de vermelho que Mary já possuía quando confinada. Partindo do princípio de que conceitos são arquivos mentais, o enriquecimento se manifesta na forma de armazenamento de informações em formato analógico, como imagens da cor vermelha. Em segundo lugar, através da utilização desses antigos conceitos agora aprimorados por informações analógicas, Mary pode alcançar um conhecimento proposicional introspectivo. Ela aprende a verdade da proposição crucial: ela compreende como é a experiência de ver a cor vermelha.

Nota: A apresentação terá por base o artigo que se encontra em anexo.

Resumo

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